domingo, 1 de março de 2009

Pra que você faz isso?

as pessoas que não treinam geralmente perguntam isso, pensam isso.
eu passei a achar isso normal, também comecei a achar normal falar que é simplesmente por que gosto ou jogar outra pergunta a elas que as deixassem desengonçadas também...
o santigas também me falou uma vez que é preciso um motivo pra treinar, e isso ficou na minha cabeça, comecei a pensar nisso feito louco, não me vinha nada alem da minha cabeça que é por que gosto, mas isso não é a única resposta de por que treinar, tanto que todos tem aquele dia ridículo de treino, aquela bosta total.
a conclusão é que a coisa tem que ser prazeiroza, tem que vir de você, treinar parkour não é pra qualquer um, e nem todos que treinam tem o mesmo motivo, isso é uma coisa muito de dentro, podem até ter certas semelhanças, mas também pessoas muito dedicadas a coisas que pra muitos parece ser idiota, e se você olha com olhos leigos nada além da resposta é "legal". os outros não sentem o que você sente, não é como ver um jogo de futebol que você depende de um time, parkour é você, por isso é tão importante a "palavra" "o seu parkour, o meu parkour", é uma coisa muito pessoal.
esses dias com uma conversa com um amigo, finalmente pude ver um dos grandes motivos de por que treinar, eu sempre fui tímido e retraído, inquieto, inconstante, um verdadeiro "semi-bipolar", eu não sabia o que estava sentindo nem como fazer as coisas pararem, quando andava de skate achava que eu tinha uma liberdade, eu me sentia bem, mas não tinha graça andar de skate sozinho, quando tava sozinho eu me via só, não me sentia tão a vontade, eu era o que era. quando comecei o parkour mesmo que não fosse algo sério, eu já sentia grande diferença, eu já sabia que eu não precisava de nada, eu era livre pra movimentar, livre pensar. quando comecei a treinar sério as coisas ficaram mais intensas, a cada treino o prazer é maior, e nos dias de bosta eu simplesmente paro de treinar e observo o ambiente, eu não me aborreço com a falha movimentação como me aborrecia errando manobras no carrinho, aliás, eu não tenho o que quebrar, o erro é meu, se for pra quebrar algo eu me bateria, mas não é isso o caso. o que quero dizer é que quando treino parkour eu simplesmente estou botando pra fora tudo que sou, eu estou deixando de lado a vergonha, o medo, a solidão e muito mais, eu simplesmente sou eu, um animal buscando a caça, um animal que vive, animal sem preocupações além de um novo jeito de como fazer a próxima refeição, um animal agindo, só isso, não é só por que gosto, mas isso já faz parte de mim, me libertou de muitas coisas e muito mais que isso, sei que ainda tenho muito a desfrutar dos meus treinos e também sei que sempre vou achar mais motivos pra ir além. por que todos somos animais, mas nem todos vão a caça.

texto dedicado a tauan gonzales, meu amigo

3 comentários:

  1. Você tem a manhã de pensar coisas parecidas que eu, ou de ter uma conclusão quando eu ainda estou meu perguntando qual a pergunta.

    Muito bom Mizudo.
    Um abraçones

    ResponderExcluir
  2. pq é + loko que dorgas!!
    gostei do texto e do blog, acompanharei :D

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir